My Image

55 (11) 5579-1242

SONESP | Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo

Atendimento: Segunda à Sexta

Horário: 08h às 17h 

55 (11) 97113-7584​​​​​​​

My Image

28 de SETEMBRO de 2015


A Regulamentação de Declaração Eletrônica das Sociedades de Profissionais passará a ser exigida pela PMSP(Prefeitura Municipal de São Paulo) para a manutenção das sociedades como uniprofissional.

Com a entrega desse documento, o fisco municipal analisará o enquadramento da sociedade e fará o desenquadramento, a seu critério, podendo gerar autuação dos últimos cinco anos.

A não entrega do documento importará na imediata mudança de enquadramento e da forma de recolhimento do ISSQN.

Neste ano, o prazo para entrega da declaração terá início em 21 de setembro com término em 30 de dezembro.

Nos próximos anos, irá de 1º de julho até o último dia útil do mês de outubro.
​​​​​​​

Até o momento, a PMSP não disponibilizou o programa para adesão ao Programa de Regularização de Débitos – PRD.

Data das Notícias

Arquivos SONESP

My Image

140 de SETEMBRO de 2016


O intercâmbio de conhecimento e a integração entre diferentes especialidades médicas em torno da nefrologia foram os destaques da terceira rodada de cursos do Simpósio Itinerante de Atualização em Nefrologia, projeto inédito que vem sendo realizado pela SONESP ao longo deste ano. A última edição do Simpósio ocorreu entre os dias 14 e 15 de agosto, em Ribeirão Preto, reunindo público heterogêneo composto por profissionais de diversas regiões e com atuação em diferentes segmentos ligados à saúde, como médicos, enfermeiros, gestores, nutricionistas e estudantes.

“A heterogeneidade do público estimulou o debate e enriqueceu o ciclo de palestras do evento”, conta o coordenado por Dr. Cesar Augusto Almeida de Carvalho, diretor da Regional 3 da entidade que também engloba as cidades Franca, Araraquara e São Carlos. “O evento foi um sucesso”.

As atividades ao longo dos dois dias ocorreram no Centro Médico de Ribeirão Preto e contou com a presença de participantes do próprio município, das cidades vizinhas e até de outro Estado, como foi o caso de um dos profissionais que morava no Mato Grosso e foi até Ribeirão acompanhar o ciclo de palestras gratuitas da SONESP.

“Temos recebido respostas bastante positivas desde as edições anteriores do Simpósio e várias pessoas já solicitam repetição do projeto no ano que vem”, afirma o presidente da SONESP, Osvaldo Vieira, que também participou do evento.

“Ficamos bastante satisfeitos com esse feedback porque demonstra que a SONESP vai cumprindo um dos objetivos desta gestão que é a maior atenção e integração de nefrologistas do interior do Estado”, completa Osvaldo.

Os cursos do Simpósio abordaram temas instigantes da nefrologia como a “segurança do paciente em diálise”, “glomeropatias e complemento”, “gestão em diálise”, “tratamento de água moderno”, “DMO-DRC: discussões e casos clínicos”, e “hemodiafiltração”.

“Os palestrantes convidados foram profissionais de alto destaque na nefrologia brasileira e proferiram palestras do mais alto nível, com temas previamente escolhidos pelo apelo que provocam”, afirma Carvalho.

Mas além das aulas técnico-científicas, o evento também abriu espaço para discussões sobre implementação da Portaria 389/2014, do Ministério da Saúde, que define os critérios para a organização da linha de cuidado da Pessoa com Doença Renal Crônica (DRC) e institui incentivo financeiro de custeio destinado ao cuidado ambulatorial pré-dialítico

As palestras suscitaram intenso debate e esclarecimento de dúvidas entre os 78 colegas nefrologistas e demais profissionais que estiveram presentes. “Todos os temas abordados são de extrema importância para a nefrologia”, afirma Vieira.

Vieira ressaltou a importância destas palestras regionais como ferramenta de atualização dos nefrologistas e estreitamento do relacionamento da entidade com os especialistas regionais. “É uma forma da SONESP ampliar a sua capilaridade e estar mais perto da realidade dos municípios do Estado”, afirma Vieira ao chamar atenção para o importante apoio da indústria para viabilizar qualidade e estrutura para o evento.

Na edição de Ribeirão P