My Image

55 (11) 5579-1242

SONESP | Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo

Atendimento: Segunda à Sexta

Horário: 08h às 17h 

Data das Notícias

Arquivos SONESP

Diante da situação insustentável das Unidades de Diálise de São Paulo, a SONESP mobilizou-se e foi recebida pelo Dr. José Maria Orlando, secretário adjunto de saúde do município de São Paulo.

Os Diretores observaram ao secretário o nível de fragilidade econômica das Unidades, endividadas e sem capacidade de arcar com novos finaciamentos. Enfatizaram a perversidade do sistema que por conta dos atrasos nos pagamentos, transfere os recursos da saúde para os bancos privados ou estatais através dos chamados empréstimos consignados contraídos pelas unidades.

O Dr. José Maria observou que o governo federal atrasou o repasse dos recursos de outubro para 31 de dezembro o que coincide com o fechamento do tesouro para balanço anual, ocasionando o atual impasse. Reconheceu ainda a instabilidade do sistema e, prometeu envidar esforços para encontrar mecanismos para adiantar as faturas da TRS com recursos municipais e ressarcir-se a seguir. Mostrou-se convencido das necessidades das Unidades e da parcela de responsabilidade da administração municipal. O secretário prometeu-nos todos os esforços para abreviar as datas de pagamentos.
​​​​​​​

A data de abertura do tesouro está marcada para a partir do dia 11 de janeiro de 2010.