My Image

55 (11) 5579-1242

SONESP | Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo

Atendimento: Segunda à Sexta

Horário: 08h às 17h 

27 de FEVEREIRO de 2015


Clínica de hemodiálise em São Paulo recorre à polícia e registra boletim de ocorrência contra a Sabesp. O corte no fornecimento de água prejudicou os pacientes, que dependem do tratamento para sobreviver. Repórter: Carla Rodeiro – See more at: http://www.tvgazeta.com.br/?videos=crise-hidrica-prejudica-clinica-de-hemodialise
​​​​​​​

http://www.tvgazeta.com.br/?videos=crise-hidrica-prejudica-clinica-de-hemodialise​​​​​​​

My Image

6 de FEVEREIRO de 2015


O Dr. Osvaldo Merege Vieira Neto será o presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado de São Paulo (SONESP) para o biênio 2015/2016.  A diretoria executiva ainda é composta de outros cinco colegas: vice-presidente, Dr. Hugo Abensur; secretário, Dr. José Carlos Ferraz; diretor de defesa profissional, Dr. Ruy Antônio Barata; Tesoureiro, Dr. Luiz Antonio Miorin e diretora científica, Dra. Cibele Isaac Saad Rodrigues.

Com 1003 associados, a nova diretoria da SONESP elencou algumas das prioridades: garantir o abastecimento de água nas clínicas de hemodiálise do estado em razão da crise hídrica, integrar os nefrologistas do interior através de eventos acadêmicos, atrair os jovens nefrologistas para a sociedade, organizar cursos de reciclagem e o Congresso Paulista de Nefrologia.

Dr. Osvaldo é formado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Concluiu a graduação em 1988, fez residência médica e realizou pós-graduação (Doutorado) também na USP-RP. Atualmente é coordenador-chefe da enfermaria de Nefrologia do Hospital das Clínicas. Ele é o segundo profissional de Ribeirão Preto a assumir a presidência da entidade. O primeiro foi o Dr. Márcio Dantas.



My Image

2 de FEVEREIRO de 2015


O Curso de Reciclagem, realizado pela SONESP desde 1983, tem como objetivo oferecer atualização a médicos que atuam na área da Nefrologia. Este evento tem como características: 1) ter grande enfoque clínico com discussão de casos e troca de opiniões sobre condutas; 2) algumas atividades podem contar com demonstrações práticas (por exemplo, a realização de biópsia renal); 3) ser ministrado a grupos com pequeno número de participantes para que ocorra maior diálogo e interatividade com os coordenadores e 4) poder participar de algumas atividades da rotina do serviço como, por exemplo, visitas de enfermaria, reuniões clínicas, etc. A participação neste evento deverá conceder pontos aos participantes (pontuação solicitada à Comissão Nacional de Acreditação).

No ano de 2015 o Curso de Reciclagem em Nefrologia será realizado no período de 11 a 15 de maio nas seguintes Instituições:

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (20 vagas)

Coordenadores: Dra. Lúcia da Conceição Andrade e Dr. Antônio Carlos Seguro
Temas: Nefrologia clínica (IRA, glomerulopatias, HA, IRC e outros), tratamento dialítico e transplante renal

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (20 vagas)

Coordenadores: Dr. Luiz Antônio Miorin e Dr. Olberes Vitor Braga de Andrade
Temas: Nefrologia pediátrica, nefrologia clínica (IRA, glomerulopatias, HA, IRC e outros), tratamento dialítico e transplante renal.

Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP (15 vagas)

Coordenadoras: Dra. Vera Hermina Kalika Koch e Dra. Andréia Watanabe Temas: Nefrologia Pediátrica

Escola Paulista de Medicina – UNIFESP (20 vagas)

Coordenadores: Dr. José Osmar Medina Pestana e Gianna M Kirstajn
Temas: Nefrologia clínica (IRA, glomerulopatias, HA, IRC, Tubulopatias, Rins Policísticos e outros), tratamento dialítico e transplante renal.

Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP (10 vagas)

Coordenadora: Dra. Daniela Ponce
Temas: Curso teórico-prático em Nefrologia intervencionista, implante de cateteres peritoneais e vasculares de longa permanência, biopsia de rim tópico e transplantado, biópsia óssea e US Renal e Vascular.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 30 de janeiro de 2015 na Secretaria da SONESP, através do Telefone: (11) 5579.1242. A taxa de inscrição será de R$ 400,00 para sócios ativos da Sociedade Brasileira de Nefrologia, e R$ 600,00 para não sócios. O depósito do valor da inscrição deve ser feito na conta do Banco do Brasil – agência 1898-8 – conta corrente 9263-0, tão logo haja a confirmação da inscrição. O recibo do depósito bancário deve ser enviado através do Fax: (11) 5573.6000, com nome do inscrito legível, fazendo contato em seguida através do telefone (11) 5579.1242 para confirmar o recebimento pela SONESP. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail: carla@sonesp.org.br e na home page da SONESP: www.sonesp.org.br
​​​​​​​

As instituições que oferecem a Reciclagem de Nefrologia podem suspender a proposta ou solicitar mudança de opção de instituição, unicamente se o número de inscritos for inferior a 30% das vagas oferecidas.

Data das Notícias

Arquivos SONESP