Geral (Público)

ID #1007

O que é a diálise?

A diálise é um   processo artificial que substitui as funções dos rins. É utilizado quando o paciente apresenta insuficiência renal grave.  Existem dois tipos de diálise: hemodiálise e diálise peritoneal. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia em 2008, 87.044 pessoas eram submetidas à terapia com Diálise no Brasil.   Atualmente esse número deve ser maior do que 90.000. 

Hemodiálise remove o  sangue do corpo e filtrando-o em uma máquina.  O paciente está ligado por um tubo  que leva seu sangue até a  máquinas de diálise.  A máquina remove o excesso de água e toxinas do organismo   e, em seguida, retorna o sangue de volta ao paciente.  Hemodiálise deve ser realizada de 3 a 4 horas, pelo menos, três vezes por semana.  É normalmente realizada em um centro diálise, embora hemodiálise em casa também é possível.

Diálise peritoneal  É um processo que  utiliza  uma solução  líquida de limpeza do sangue  chamada "dialisato".  Esse líquido é  injetado na cavidade peritoneal, a região do abdome que é envolvida pelo peritônio.  Enquanto na cavidade peritoneal, o dialisato   extrai toxinas e excesso de líquido, do sangue.  Após um período de tempo, a solução é então drenada da cavidade abdominal.  Diálise peritoneal pode ser feito durante o dia ou à noite.  Diálise peritoneal ambulatorial contínua (DPAC) é o nome dado a este procedimento, quando é realizada em intervalos de cinco horas, quatro vezes por dia. 

Tags: -

Related entries:

Última atualização: 2009-07-28 18:37
Autor: SONESP
Revisão: 1.1

Digg it! Imprimir Enviar a um amigo Ver em PDF
Propose a translation for Propose a translation for
Avalie este registro:

Avaliação média: 4.13 de 5 (64 Votos)

Completamente
inútil 1 2 3 4 5 Muito
útil

Não pode comentar este artigo